Autores: Cláudia Régia Dias de Souza; Silvana Amado Libério; Rosane Nassar Meireles Guerra; Silvio Monteiro; Éricka Janine Dantas da Silveira; Antonio Luiz Amaral Pereira.
Rev. Assoc. Med. Bras. v.51, n.5, pp. 285-289. São Paulo set./out. 2005
“A insuficiência renal crônica (IRC) representa uma alteração estrutural renal que implica na redução ou limitação da capacidade de filtração glomerular dos rins, causando a uremia, a qual é caracterizada pelo acúmulo no sangue de substâncias que devem ser filtradas e excretadas pelos rins.” (p. 285)
“A IRC pode exibir variadas manifestações bucais como: xerostomia, estomatite urêmica, alterações radiográficas dos ossos maxilares, formação de cálculo dentário decorrente do aumento da concentração de fosfato e cálcio sérico, e outras menos frequentes.” (p. 285)
“A doença periodontal inflamatória crônica (DPIC) é um processo destrutivo progressivo que afeta os tecidos periodontais, causado por microrganismos que colonizam áreas dentogengivais na forma de placa dental. Várias pesquisas desenvolvidas detectaram que o índice de placa em pacientes acometidos por IRC é maior quando comparados com pacientes sistemicamente normais.” (p. 286)
“... pacientes renais crônicos apresentam algumas alterações da saúde bucal, tais como: elevado acúmulo de placa e cálculo dentário, diminuição da secreção salivar, hálito urêmico, palidez da mucosa bucal.” (p. 288)
“Este resultado evidencia a deficiência na higiene bucal desses pacientes, devendo-se, portanto, priorizar um programa de promoção de saúde bucal a estes pacientes tanto em ambiente hospitalar como em campanhas de saúde pública.” (p. 288)
“...a justificativa para o menor índice gengival nos pacientes em hemodiálise seria a anemia, que acomete grande parte desses pacientes e mascara a inflamação dos tecidos gengivais, havendo uma resposta inflamatória menor ao hospedeiro.” (p. 289)
“...os pacientes em hemodiálise apresentaram grande acúmulo de placa bacteriana e elevada formação de cálculo dentário, sendo que as arcadas inferiores apresentaram-se mais afetadas que as superiores. O grau de inflamação gengival não traduz a grande presença de placa e cálculo, portanto, demonstrando que tais pacientes não têm a resposta inflamatória prejudicada pela insuficiência renal crônica.” (p.289)
“Pacientes em hemodiálise necessitam de atenção odontológica e orientações de higiene bucal, devendo ser conscientizados da importância da saúde bucal na manutenção de sua saúde sistêmica." (p. 289)
Nenhum comentário:
Postar um comentário