Quando chegam aa semanas de provas o estresse e a ansiedade toma conta de todoooooos... saber se a prova vai ser fácil , se precisa apenas marcar um X , se vai dá tempo estudar tudoo sem falar do coitado do sono que é deixado de lado por um bom tempo (tadinho dele) rsrsrs.
Por causa disso e muitos outros motivos , pesquisei um pouco sobre esse tema e descobri que pesquisadores demonstraram que estudantes propensos a ansiedade melhoraram suas pontuações escrevendo por cerca de dez minutos (isso é incríiiiiivel =)
Pesquisa diz: 
Alunos podem diminuir a   ansiedade, comum antes de provas, escrevendo sobre suas preocupações   alguns minutos antes do exame, concluíram pesquisadores da Universidade   de Chicago nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que   estudantes que estavam propensos a ansiedade melhoraram suas pontuações   após redigirem por cerca de dez minutos sobre aquilo que causava medo.
De   acordo com o artigo, "escrever sobre o teste aumenta o desempenho no   exame em sala de aula". O artigo é baseado em pesquisa suportada pela   National Science Foundation. 
O   exercício da escrita possibilitou aos alunos descarregar suas   ansiedades para fazer o teste e, portanto, liberar recursos intelectuais   necessários para completar o teste com sucesso - recursos  intelectuais,  normalmente, ocupados por preocupações sobre o teste,  explicou o líder  do estudo, Sian Beilock, professor de psicologia na  universidade. 
Em   outra pesquisa, Beilock demonstrou que situações de pressão empobrecem  o  poder de processamento do cérebro, conhecido como memória de  trabalho,  importante para muitas atividades cotidianas. 
A   memória de trabalho é um monte de bloco de rascunho mental que permite   às pessoas recuperar e utilizar as informações relativas à tarefa em   questão. 
"Apesar  das  pessoas serem frequentemente motivados para desempenhar seu  melhor, as  situações de pressão pode diminuir o nível de habilidade",  disse  Beilock. 
 Colocando a teoria em prática 
Outra  pesquisa mostrou que a escrita expressiva, em que repetidamente as  pessoas escrevem sobre uma experiência traumática ou emocional ao longo  de semanas ou vários meses, é uma técnica eficaz para diminuir as  preocupações em um indivíduo. 
Na  atual pesquisa, os estudiosos quiseram determinar se os estudantes  poderiam se beneficiar de escrita em sala de aula, para que conseguissem  diminuir suas ansiedades e melhorar o seu desempenho. 
Os  pesquisadores partiram da hipótese de que escrever antes de um grande  evento seria suficiente para impulsionar o controle da ansiedade. 
Os  pesquisadores recrutaram 20 estudantes universitários e aplicaram dois  testes curtos de matemática. No primeiro teste, foi pedido aos alunos  para fazer o seu melhor. Antes do segundo teste, os pesquisadores  criaram uma situação para produzir estresse: disseram que aqueles que  realizassem o teste receberiam dinheiro e que outros estudantes  dependiam deles como parte de um esforço em equipe. Os estudantes foram  informados que seus testes seriam filmados e revistos pelos professores  de matemática. 
Metade dos  alunos receberam então dez minutos para escrever de forma expressiva  sobre seus sentimentos sobre o evento (grupo expressivo da escrita) e a  outra metade apenas fez o teste (grupo controle). 
"O grupo da escrita obteve um desempenho significativamente melhor do que o grupo controle", escrevem os autores. 
Exames com estudantes de outras disciplinas foram aplicados para confirmar a hipótese.


Vamos portanto escrever muito....
ResponderExcluir.
Valeu